Nova lei impõe 2% de ISS e pretende acabar guerra fiscal nos municípios
201725.09
0

Nova lei impõe 2% de ISS e pretende acabar guerra fiscal nos municípios

A nova legislação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) vai obrigar os municípios a fazerem alterações na lei que trata da concessão de benefícios fiscais. O prazo limite é até o dia 2 de outubro e está estipulado na Lei Complementar 157/2016, que dispõe sobre o ISS. A prefeitura de Teresina e vários…

Artigo do advogado Antônio Cláudio Portella é destaque em publicação sobre direitos humanos
201719.09
0

Artigo do advogado Antônio Cláudio Portella é destaque em publicação sobre direitos humanos

O advogado Antônio Cláudio Portella Serra e Silva, do Escritório Amaral, Melo e Portella; teve artigo publicado na publicação “Direitos Humanos, olhares plurais”, dos organizadores Alci Marcus Ribeiro Borges e Caroline Bastos de Paiva Borges. Com o tema “A norma antissigilo bancário (Lei complementar 105) e a sua incidência na relação tributária: uma análise sob…

Criticar empresa em comentários na internet é motivo para justa causa
201718.09
0

Criticar empresa em comentários na internet é motivo para justa causa

Fazer comentários em site criticando a empresa na qual trabalha e as condições de trabalho é motivo para demissão por justa causa. De acordo com a Justiça do Trabalho, o ato configura incontinência de conduta, que é um dos motivos para demissão estabelecidos no artigo 482, da CLT. Esse foi o entendimento aplicado ao reconhecer a justa…

201712.09
0

Justiça do Trabalho não reconhece vínculo entre policial militar e estabelecimento privado

A 3ª Vara do trabalho de Teresina-Piauí, julgou  improcedente a reclamação trabalhista em que policial militar buscava o reconhecimento de vínculo com um restaurante da Capital. O autor  do  pedido, que é policial militar, pretendia o reconhecimento do vínculo empregatício, afirmando que foi admitido pelo restaurante contratante para exercer a função de segurança, tendo sido demitido,…

201712.09
0

Empresa é condenada por ignorar doença que matou trabalhador

11 de setembro de 2017, 10h13 Uma petrolífera indenizará em R$ 25 mil a filha de um trabalhador por ter ignorado exames periódicos que apontaram a existência de um câncer. A reparação foi negada em primeiro grau, concedida em segunda instância e mantida no Tribunal Superior do Trabalho. O empregado atuava em navio da companhia…

201704.09
0

Prazo para requerer seguro-desemprego estabelecido pelo Ministério do Trabalho é ilegal

Ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) obteve reconhecimento da ilegalidade nos prazos estabelecidos por resoluções do Ministério do Trabalho para requerimento do seguro-desemprego: solicitações do benefício eram indeferidas em casos protocolados após 120 e 90 dias contados da rescisão do contrato de trabalho ou do resgate do trabalhador da situação análoga à…

201704.09
0

CAE aprova apoio de fundações privadas ao ensino superior público

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (22) o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado 16/2015, que autoriza acordos entre fundações privadas e instituições de ensino superior público, para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O projeto é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), e o substitutivo, do relator na CAE,…